quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A matemática dos Romanos
A civilização romana alcançou um altíssimo nível de engenharia. Dessa forma o seu conhecimento em álgebra deveria ser muito avançado. Mas como podiam calcular com precisão usando o numeral romano onde o número zero inexiste?


A notação decimal (arábica) tornou a multiplicação bem mais fácil, ainda que alguns não concordem. Somar CLXXVII com XXIII não parece muito difícil, mas como multiplicá-los?

Os romanos usavam seu próprio método para realizar multiplicações, possivelmente com caráter empírico. Ainda que o sistema sempre funcionasse nunca foram capazes de explicar matematicamente o porquê.

Veja o flash ao lado com a multiplicação dos números 184 x 27, tal como eles fariam. É lógico que eles usavam os numerais romanos, mas pra ficar mais claro, aqui usaremos os números arábicos.

Como podem observar a idéia é ir reduzindo sucessivamente à metade o primeiro número (se for um número ímpar ignora-se o resto), ao mesmo tempo que vamos duplicando o segundo. A seguir, ignoram-se as linhas onde a primeira coluna tenha um número par e finalmente somam-se, da segunda coluna, os valores restantes. Como podem comprovar o resultado é correto. Legal né?

P.S.: Ambas operações (duplicar e mediar) eram feitas rapidamente, devido ao freqüênte uso, e porque sua notação assim facilitava. Exemplo: o dobro de 23 -> XXIII = XXXXIIIIII ->46. Sim, o certo seria XLVI mas eles representavam assim pra ficar mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário